Centro Social de Lourosa
História   

As origens do Centro Social de Lourosa remontam a 1957, ano da criação do Centro de Assistência Social de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com estatutos publicados no Diário da República, na altura chamado de “Diário do Governo”, a 15 de Fevereiro de 1958. Funcionava então no edifício conhecido como “Cantina”, na Rua Comendador Sílvio, desempenhando um papel muito importante na freguesia até à década de 80, em áreas diversas de apoio à população lourosense: alimentação, vestuário, assistência médica e medicamentos, subsídios de doença e outros (inclusive a desempregados), internamento de doentes em hospitais e pagamento das respectivas despesas de deslocação, assistência médica ao domicílio, assistência a parturientes e recém-nascidos, assistência a menores de idade, idosos e inválidos, e ainda, subsídios para educação de menores no meio familiar. Curiosamente, foi na altura da implantação da democracia, que a actividade do Centro esmoreceu e praticamente parou e o espaço da antiga Cantina foi transformado numa espécie de sala de convívio informal. Mas em 1990, um grupo de pessoas da freguesia, retomou o projecto em mãos e abalançou-se na criação de um centro moderno e funcional, adaptado às novas circunstâncias sociais. Alterou-se os Estatutos e até a denominação, de Centro de Assistência Social de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para Centro Social de Lourosa, um nome mais simples, e definiu-se novas prioridades, adaptadas às necessidades actuais, como a criação de um Centro de Dia, A.T.L., Serviço de Apoio Domiciliário e Atendimento/Acompanhamento Social.

O Centro Social de Lourosa foi inaugurado a 16 de Abril de 2005, no entanto iniciou o seu funcionamento em Novembro de 2002, com as valências: Centro de Dia (actualmente com acordo de cooperação para 34 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (actualmente com acordo de cooperação para 41 utentes) e Atendimento/ Acompanhamento Social com acordo atípico. Foi promotor do Projecto Wake Up do Instituto da Droga e Toxicodependência. Em 2007 em parceria com a USF de Lourosa criou o projecto “Pontes Entre Nós”. Em 2009 tivemos a abertura de uma Creche para 30 crianças, no âmbito do da reconversão do espaço de CATL ao abrigo do programa Pares. De referir que o CATL foi extinto em Agosto de 2011. O CSL é ainda entidade executora do Contrato Local de Desenvolvimento Social, desde 2011.

O Centro Social de Lourosa é uma instituição particular de solidariedade social situada no concelho de Santa Maria da feira, freguesia de Lourosa, rua Dr. Clemente nº 350, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, com registo lavrado pela inscrição 41/91, de 24 de Setembro de 1990, conforme declaração da Segurança Social de 23/07/1991, publicada no D.R. nº 181, 3ª série, de 08/08/1991.

Missão   

O Centro Social de Lourosa tem como missão desenvolver respostas sociais de modo a proporcionar o bem-estar da comunidade, especialmente das crianças, idosos e famílias em situação de carência, através de um acompanhamento personalizado e contínuo, tendo como pilar a solidariedade social.

Visão   
  • Fomentar um serviço de cooperação em trabalho em equipa, valorizando as contribuições individuais;
  • Contribuir com uma resposta social qualificada e mais abrangente para a comunidade;
  • Estabelecer mais parcerias com entidades competentes de forma a responder às necessidades da comunidade;
  • Constituir-se num pilar primordial de desenvolvimento social e humano da comunidade envolvente;
  • Melhorar a eficácia dos colaboradores proporcionando ocasiões programadas de formação.
Valores   
  • Solidariedade social e humana;
  • Ética e respeito pela pessoa e dignidade humana;
  • Responsabilidade social na promoção do desenvolvimento das pessoas;
  • Justiça social;
  • Respeito pela especificidade;
  • Cooperação e voluntariado;
  • Empenho na qualidade e excelência de serviços;
Orgãos Sociais   
Os orgãos sociais desta instituição, eleitos para este triénio em 2012, constituem-se da seguinte forma:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente – António Domingues Pereira
Primeiro Secretário – Iria Ferreira Rocha Amorim
Segundo Secretário – Lúcia Cristina Fernandes Silva Santos
Direção
Presidente – Carlos da Silva Pereira Gomes
Vice-Presidente – Sérgio Gomes da Silva
Secretário – Joaquim Alves Amorim
Tesoureiro – José Mário Santos Soares
Vogal – António Leandro dos Santos
Vogal – Maria Augusta Fernandes da Silva Ribeiro
Vogal – António Mota Pereira Ribeiro
Vogal – Januário Tiago Fontes Sá
Vogal – Armando Ferreira Maia
Conselho Fiscal
Presidente – Fernando Pinto Oliveira
Vogal – António Dias Cristóvão
Vogal – Avelino Jesus Santos
Organograma   
© 2014 Centro Social de Lourosa, Todos os direitos reservados - Política de Privacidade e Cookies - desenvolvido por aRlo